sábado, 26 de março de 2011

VAMOS FALAR DE PEIXES...

Sendo o Brasil rico em água doce e com mais de 8.000 km de costas, os Brasileiros ainda consomem pouco peixe e é bastante variavel e com um grande potêncial de seu desenvolvimento, na região norte especificamente no Estado de Amazonas o consumo percapita é de 54 kgs/ano, já no Rio de Janeiro é de 16 kgs/percapita/ano, em quanto que a média no Brasil é de 6 kgs/percapita /ano. A média mundial é de 17 kgs/percapita/ano, os Japoneses consomem 67 kgs/por ano no Chile é de 12 kgs/ano.
O peixe é uma proteína leve, estremamente nutritiva, que previne doenças principalmente do coração, alguns tipos de cancer, tem Omega 3, é uma proteína de primeira qualidade.

O ideal é que sempre se compre peixe fresco. Um peixe inteiro fresco, deveria ter o olhos brilhantes e transparentes e as agalhas de cor vermelho rubí, alem disso, o peixe deveria estar recubierto de uma especie de baba transparente e o mais importante é que peixe fresco tenha cheiro de mar... não a peixe....!!!  Já o pescado em filê, é mais deificil saber sua procedência e se esta fresco ou não. Não obstante, sua carne deveria  estar firme, a pele brilhante e como no caso do peixe inteiro cheirar a mar...

Atualmente é de vital importancia comprar peixes que tenham sido pescados de forma ética e sustentavel, hoje é facil comprar peixes de pisciculturas de muy boa qualidade. Consumir este tipo de peixes constribui a renovação da especie.

Conservação do peixe. Não deve guardar o peixe na geladeira mais de 1 a 2 dias. A temperatura da geladeira deve estar entre 1 a 5 g.Celcius. Eu, recomendo retirar o peixe da embalagem em que o comprou, colocar-lo num prato limpo ou traverssa, cubierto com um pano limpo e húmido e cubrir com um filme transparente....

O peixe fresco pode ser congelado, aunque o processo de congelamento altera ligeramente seu sabor e sua textura. Se quer congelar um peixe fresco que tenha comprado, asegure-se que esteja o mais fresco possivel. Envolva-o num filme transparente, depois num saco plástico ou recipiente, mais em ambos os casos deve ser fechado de forma hermetica para reduzir a prohabilidade de se "queimar" ao ser congelado. E leve ao congelador. Quando for a utilizar-lo, deixe-o descongelar na geladeira preferiblemente durante toda uma noite.


Vamos començar a falar de "Bacalhau".... 


Bacalhau no Brasil...

       No existe nemhum peixe no mar que seja conhecido por Bacalhau, em inglés se chama COD, em francês CABILLAUD. No Brasil, existe um primo lejano do Bacalhau -ABROCHAS- da mesma familia  do COD/CABILLAUD, mais de sabor diferente.

    O principal pólo mundial de pesca e exportação de bacalhau é a Noruega.O Portugal importa praticamente todo o bacalhau salgado e seco que consome. Tambem importa muito bacalhau fresco, que é salgado e curado nas próprias industrias portuguesas. Hoje o Brasil, é o maior consumidor de Bacalhau do mundo.

     O bacalhau salgado e seco é um produto consumido há cerca de 500 anos. Na época das grandes navegações de longas e imprevisiveis viagens pelos oceanos, tornou-se fundamental o desenvolvimento de técnicas de preservação de alimentos. O método de salgar e secar, alem de garantir a sua perfeita conservação, mantinha todos os nutrientes e o sabor do produto. Foi na costas de Espanha, no seculo XV, que o bacalhau começou  a ser salgado e seco nas rochas, ao ar livre.

     O bacalhau é considerado um peixe muito saudavel e de fácil digestão e a pesar de magro é rico em nutrientes. A sua qualidade nutritiva é tão elevada que cerca de 1 kg de bacalhau é equivalente a 3.2 kgs de peixes no geral.

QUALIDADES:
- ESPECIAL: peixe com mais de 3 kg
- GRAÚDO: entre 2 e os 3 kg.
- MÉDIO: entre 1 e 2 kg.

TIPOS:
Coad - é o legitimo da Noruega. Devido à sua nobreza, é o mais caro.
Saithe - Tem o sabor mais forte e a pele mais escura.
Ling - É fininho e bastante aprecido pelos compradores.
Zarbo - É o mais popular.
Gaduz Morua- É o melhor peixe de bacalhau

Estes pescados após sua indústrialização e serem salgados e secos, recebem o nome de "bacalhau".



COMO COMPRAR:

- O bacalhau pode perder umidade depois de embalado, por isto deve-se exigir que seja pesado na ato da compra, caso contrario estará pagando um preço elevado.

- Rejeite todo o produto que apresente manchas avermelhadas, cheiro desagradável ou aspecto de mal curado.

- Certifique-se de que esta comprando "bacalhau" e não uma especie afim.

- Não compre bacalhau seco com sinais de umidade: o bacalhau muito úmido deteriora-se rapidamente.

- Adquira produtos sempre em locais seguros.

DESSALGAR:
- Para que o bacalhau fique bem dessalgado, eu o lavo bem com água corrente, para retirar a camada grossa de sal, logo o deixo numa vasilha coberto completamente com água fria para o sal ficar no fundo. Este processo leva em média 24 hrs trocando a água de 6 em 6 horas, deve ser levado a geladeira.Se o bacalhau ainda ficou salgado, escorra-o muito bem e cubra-o com leite fervendo e deixe de molho por alguns minutos. Lave em bastante água.


CONGELAR
Depois de dessalgado, enxugue-o com um pano de prato. Pincele-o com azeite em todas as partes, para que não "queime" com o gelo. Coloque-o em sacos fechados a vácou, ou numa basilha, bem fechada. Quando precisar, é só descongelar e preparar a gosto....

Receitas...
O bacalhau como entrada, petiscos, pratos clássicos, exóticos ou originais sempre deve ser degustado por um bom vinho... num jantar informal de familia ou algo mais especial... o requinte deste magnifico peixe torna-o aprovado para qualquer tipo de refeição.. as receitas são muitas... aqui sugiro duas receitas clásicas... faceis de fazer e gostosas de-se degustar...

1.- Bacalhau à Zé do Pipo...
Ingredientes: (4 porções)
1 kg de batatas branca
4 postas de bacalhau demolheado (dessalgado)
1 lt de leite
3 cebolas
150 ml de um bom azeite
1 folha de louro
40 g de manteiga
8 colheres (sopa) de maionese
200 g de azeitonas recheadas com pimentão
Sal/pimenta-do- reino e noz-moscada a gosto.

Preparo:
1.-Cozinhe as batatas com a casca, em água e sal. Cozinhe o bacalhau em leite, escorra-o e reserve o leite. Retire as peles e as espinhas do bacalhau e refogue-o com a cebola picada, no azeite quente. Junte o louro e um pouco de leite, em que cozinhou o bacalhau. Tempere com pimenta e reserve.
2.- Retire as batatas e reduza a purê. Junte a manteiga e um pouco de leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Coloque o bacalhau no centro de uma assadeira e disponha , ao redor dele, o purê de batata.
3.- Cubra o bacalhau com a maionese e leve ao forno quente, até dourar. Retire e decore com as azeitonas. Sirva acompnahado por bom um vinho branco seco.


2.- Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes ( 4 porções)
1 kg de bacalhau demolheado (dessalgado)
1 kg de batatas
3 cebolas
3 dentes de alho
150 ml de de Azeite
2 ovos
1 ramo de salsinha
Leite, pimenta-do-reino e azeitonas pretas a gosto.

Preparo:
1.- Escalde as postas de bacalhau, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as numa assadeira, cubra com leite quente e deixe repousar por 1 hora.
2.- Cozinhe as batatas com casca, descaque-as e corte em meia-lua. Reserve. A parte, refogue no azeite, as cebolas em rodelas e o alho esmagado.
3.- Quando a cebola estiver bem dourada, acrescente as batatas e o bacalhau escorrido. Tempere com pimenta e leve ao forno por 15 min.
4.- Decore com ovos, previamente cozidos, azeitonas  e salsa picada. Sirva bem quente acompanhado por um bom vinho branco seco.


PEIXES!!!!!
O peixe é uma comida rápida por excelência já que a sua preparação é cozinha em muito pouco tempo. Sua grande variedade permitiría que jantássemos todos os dias um peixe diferente....

As receitas a seguir são simples e rápidas de fazer... o Filê ao forno com molho de alcaparra é meu prato predileto pela sua simplicidade e rápidez de se elaborar... seria uma receita para fritar.. porem, como evito ao máximo as frituras eu o faço ao forno com uma grande resultado... experimente!!!  

Filê de peixe ao forno com molho de alcaparras:..
" Os filês podem ser de pescada, linguado, robalo, etc... aqui na foto eu usei "panga".. um peixe de cativeiro que tem textura firme e sabor suave, é produzido em Vietnâ e encontrado em alguns supermercados no Brasil a preço muito atraente"....

Ingredientes:
4 filê de peixe de 115 grs cada, sem a pele.
2 colheres de sopa de salsa picada
55 g de manteiga, derretida (duas a tres colheres de sopa)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
sal/pimenta

1.- Pre-aqueça o forno a 180 g.
2.- Pincele os filê com manteiga derretida ou azeite, para garantir que eles conservem sua umidade no processo de cozimento.
3.- Coloque os filê lado a lado numa assadeira untada com o azeite, tempere com sal e pimenta do reino se possivel moída na hora e salpique com salsa picada.
4.- Leve ao forno e deixe assar por un 6 minutos de acordo com a espessura dos filés. Verifique se esta assado com a ponta de uma faca - a carne deve se partir, mas estar úmida e opaca na parte interna do filê.
5,- Distribuia o molho de alcaparras por sobre os filés e leve de volta ao forno por mais uns dois a tres minutos.
6.- Quando estiverem prontos transfira para pratos pre-aquecidos > Guarneça com fatias de limão e batata soutê.
Deguste com um vinho branco seco-leve...


Molho de alcaparras:
Separe duas colheres de sopa de alcarras picadas grosseiramente, e duas colheres de salsinha picadas, esquente manteiga na frigedeira e refogue as alcaparras e a salsinha pos uns dois minutos...Este molho serve para qualquer tipo de peixe... é simples e rápido de se fazer... mas da um ótimo sabor aos filés de peixe...!!


Confit de "panga"ao forno (foto)...
Este prato é mais elaborado, pode ser preparado como prato principal, acompanhado de um arroz branco ou purê de batatas bem cremoso...

Ingredientes: 4 pessoas
4 filê de panga (pode ser de pez espada, pescada branca, etc)200 grs cada sem a pele
2 colheres de tomilho picado
3 dentes de alho amassado
1/2 colher de sal marino
1/4 colher de pimenta dedo de moça picadinho sem sementes (pode ser usada pimenta calabresa seca)
150 ml de azeite de oliva
2 colheres de suco de limão
4 colheres de salsinha picada
1 colher de açucar mascavo
1 colher de vodka

Preparo:
1.- Misture o tomilho, o alho, a salsinha a pimenta e unte os filês com esta mescla.
2.- Coloque os filês um do lado do outro sobre uma traversa refrataria pequena.Coloque azeite sobre os filês até que fiquem parcialmente cubertos. (Pode usar papel de aluminio com o peixe por cima para não usar tanto azeite). Cubra a traverssa e leve a geladeira, deixe marinar durante uma noite.
3.- Leve os filês ao forno pre-aqueido a 180 C. durante uns 30 min. até que fique bem cozido.
4.- Retire os filês da assadeira e disponha-os sobre pratos aquecidos.
5.- Misture o suco de limão a salsinha, a açucar e a Vodka com 4 colheres do cozimento dos filês numa panela pequena. Misture bem, esquentando-o um pouco e vierta-o sobre os filês antes de servir-los.
Sirva com um bom vinho branco.!!!




Peixe frito na frigideira:
Esta receita simples mais saborosa, eu a aprendi na casa de um amigo em Piçarras SC.. João de  Souza...Joanzinho... sempre que passavamos a visitar Eles.. sua esposa, Alcenir, nos presenteava com este prato feito com postas de tainha ou corvina... uma delicia!!!


Ingredientes:
2 a 3 colheres de farinha de trigo
4 postas de peixe
Azeite para fritar na frigideira

Preparo:
1.- Peneire a farinha juntamente com um pouco de sal e pimenta para um prato. Seque o peixe com papel de cozinha e passe-o, de ambos os lados pela farinha, sacudindo o excesso...
2.- Numa frigideira aqueça bem cerca de 3 mm de azeite. Coloque o peixe na frigideira e deixe fritar durante tres minutos de um lado, volte-o e frite o outro durante 2 min, ou até a cobertura estar dourada. Reduza o calor e deixe cozinhar durante 2-3 min. (o peixe deve separar-se facilmente em lascas quando verificado com um garfo).
3.- Retire o peixe do lumem e deixe escorrer sobre papel de cozinha. Se não fritar todas as postas ao mesmo tempo, mantenha quentes as que já estiverem prontas. Sirva de imediato.
Serva com um bom vinho branco leve, ou uma cerveja bem gelada como era nosso caso na praia de Piçarras....

Peixe frito:
Fritar superficialmente  é um método muito eficaz e o mais usado nos restaurantes de nossas praias, o segredo é manter úmidos e suculentos, com o exterior dourado e crocante.
Os peixes magros são os mais indicados, inteiros, em filés ou postas. Os peixes ricos em gorduras também podem ser fritos por este método, mas nesse caso reduza a quantidade de óleo para fritar. Em minhas preparações costumo usar ôleo de canola. O azeite de Oliva também é uma boa opção, porém, ele provoca mais fumaça, aqui eu misturo com umas colheradas de manteiga.

Tainha Frita:
É emocionante ver as redes das colonias de pescadores nas praias Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, cheias de tainhas... elas ainda vivas pulam sobre a areia da praia... já acompanhei na praia de Bombas (Sta. Catarina) a retirada mais de 10.000 tainhas... nada melhor que esperar a contagem e comprar-las ainda vivas, temperar-las e fazer-las fritas.. como nesta receita...

Nesta receita eu uso o processo de saltear o peixe... a difereça de saltear à fritar esta na quantidade de óleo utilizado (mas para fritar que para saltear) no calor (mas intenso para saltear) e no movimento (ao saltear, o alimento é agitado e virado quase o tempo todo, enquanto que na fritura superficial é virado apenas uma vez).

Ingredientes:
4 tainhas sem escamas, sem cabeça e sem barbatanas
Fubá para recobrir
Óleo de canola para fritar
Suco de limão para finalizar...

Preparo:
1.-Tempere o peixe com sal e pimenta e depois recubra ambos lados com o fubá. Sacuda para tirar o excesso. Leve uma frigideira antiederente ao fogo moderado e junte uma pequena quantidade de óleo (apenas o suficiente para recobrir o fundo da frigideira)
2.- Coloque o peixe no óleo já quente, com o lado que será apresentado na hora de servir voltado para baixo. Frite por 2 minutos, ou até que o peixe esteja dourado no lado que será apresentado.
3.- Vire o peixe com um pegador e deixe fritar até que o outo lado fique dourado. Para ver se esta bem frito, introduza a ponta de uma faca no centro do peixe e, em seguida, toque a lámina com os dedos. Se a faca estiver quente, o peixe está pronto. Escorra em papel absorvente.


 Filês Estaladiços:
Ingredientes: (4 porções)
4 filês de peixe firme
1/2 xicara de fubá de milho
1/4 xicara de óleo
2/3 xicara maionese
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de molho de malagueta doce

Preparo:
1.- Coloque o fubá num prato raso, dê golpes na diagonal, no lado da pele a cada filé, para não se enrolarem na hora de fritar.
2.- Passe os filés pelo fubá. Aqueça o óleo numa frigideira a fogo médio. Introduza o peixe e frite com a pele para cima durante uns 3 minutos. Vire o filê e cozinhe mais uns 3 minutos (deve separar-se facilmente em lascas quando verificado com um garfo). Escorra-o sobre papel de cozinha.
3.- Misture a maionese, a cebolinha e o molho malagueta e sirva com o peixe.

Iscas de peixe

Ingredientes:
Filês de peixe sem pele e sem espinhas
Farinha de trigo temperada com curry em pó
Óleo para fritar
Salsinha
Gomos de limão

Preparo:
1.-Corte os filês de peixe em tiras de 1 cm., ao contrario da veia de carne, (isso faz que as iscas mantenham sua forma)
2.-Ponha as tiras dentro de um saco com farinha temperada, feche a parte superior e sacuda-o bem.
3.- Aqueça o óleo a 180-190 g. Ponha os petiscos no óleo usando uma escumadeira. Frite por 3-4 minutos até dourar. Retire-os e escorra em papel-toalha.

Pargo Assado com Legumes:
A simplicidade e facilidade de elaborar este peixe faz que esteja no meu cardápio sempre. Pode ser usado um pargo, tainha, corvina, etc..

Ingredientes: (4 porções) 1 pargo de 1,5 kg (ou dois de 750 gr inteiro
1 colher de chá de sementes de cominho
4 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça pequena
1 ramo de coentro (folhas, caules e raizes)grossseiramente picado.
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão coado
5 colheres de sopa de azeite
2 a 3 tomates maduros e firmes
450 g de batatas novas em rodelas
2 cebolas brancas médias em rodelas
100 g de azeitonas verdes descarozadas cortadas ao meio.

Preparo:
1.- Torre as sementes de cominho em fogo médio durante 2 a 3 min. Reduza as sementes em pó num almofariz ou moinho de especiarias.
2.- Na batedeira, misture os cominhos moídos, o alho, a pimenta, os coentros, o sal, o suco de limão, formando uma pasta homogenea. Com o aparelho em funcionamento junte lentamente duas colheres de sopa de azeite de oliva.
3.- Lave o peixe e seque com papel de cozinha. Faça 3 a 4 cortes na diagonal nos dois lados do peixe e esfregue-o com a mistura de especiarias. Cubra com filme aderente e leve na geladeira por 30 minutos.
4.- Aqueça previamente o forno a 240 g. Corte o tomate e a cebola em rodelas grossas e estas ao meio.
Coloque o peixe num refratario grande, e espalhe o tomate, a cebola, a batata e as azeitonas em volta do peixe. Coloque 1/4 xicara de água e o restante do azeite sobre o peixe e as legumes. Asse regando frequentemente, durante uns 40 min. ou até o peixe abrir lascas quando verificado com um garfo.


Pargo Assado com Alho Porô e Gengibre

Ingredientes: (4 a 5 porções)
1 Pargo de 1,5 kg limpo e escamado
2 dentes de alho escamado
2 colheres de sopa de suco de limão coado
1 colher de sopa de gengibre  fresco ralado
2 colheres de sopa de molho de pimenta doce
2 colheres de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
1 alho porô cortado em juliana

Preparo:
1.- Aqueça o forno a 190 g. Numa vasilhame coloque o alho, o molho de pimenta, o suco de limão, o gengibre, o coentro, o vinagre e misture bem.
2.- Coloque o pargo sobre uma travesa grande forrada com papel de aluminio bem untada com manteiga ou azeite de oliva, jogue a marinada sobre o paixe e polvilhe com o alho porô.
3.- Embrulhe o peixe e leve ao forno durante 20 a 30 min. teste se esta pronto com um garfo. Sirva imediatamente com arroz cozido ao vapor.

Pargo grelhado com pasta curry
Ingredientes: 4 porções
4 pargos limpos

Para a pasta curry
2 colheres de azeite de oliva
1 pimenta dedo de moça sem sementes
1 pedaço de gengibre fresco de 2,5 cm sem casca e picadinho
1 dente de alho
1 cebolas pequenas sem casca
1 colher de chá de açucar mascavo
raladura de um limão ciciliano

Preparo:
1.- Ponha todos os ingredientes da pasta curry no liquidificador ou processador e triture-los até obter uma pasta homogenea e fina.
2.- Faça tres cortes sobre o peixe por ambos lados. Ponha o peixe sobre uma assadeira não metálico, e espalhe a marinada por cima por dentro do peixe. Deixe marinando por no minímo 1 hora na geladeira.
3.- Leve o peixe sobre a grelha bem quente e deixe o assar por uns 4 minutos por cada lado, ou até que a carne fique firme..... Serva com salada tropical!!







Sardinhas Grelhadas
As sardinhas, ricas em Omega3, em qualquer preparação são deliciosas... degustadas em familia num churrasco de final de semana... ou com os amigos acompanhadas por uma cerveja bem gelada... Experimente!!

Ingredientes: (4 porções)
12 sardinhas frescas grandes
6 ramos de tomilho fresco
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
3 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de raspa de limão
2 colheres de sopa de suco de limão coado
1 colher de chá de cominhos moídos
Limão para servir

Preparo:
1.- Abra cuidadosamente as sardinhas de alto a baixo e retire-lhes as tripas. Leve e seque por dentro e por fora com papel de cozinha. Coloque um pé de tomilho por dentro de cada uma e disponha-as num prato fundo não metalico.
2.- Numa tijela, misture o azeite, o alho, as raspas de limão e o sugo, e os cominhos. Tape e leve a geladeira durante 2 hrs.
3.- Grelhe na churrasqueiras (pode ser feita numa chapa no forno) durante uns 5 minutos de cada lado ou até o peixe abrir lascas quando verificado com um garfo. O pincele frequentemente com a marinada.
Sirva com gomos de limão.

Sardinas Grelhadas e salada grega
Ingredientes: 4 porções
8 sardinhas frescas limpas
2 colheres de Azeite de Oliva
4 fatias de pão italiano
1 dente de alho
sal/pimenta
Para a salada grega:
4 tomates em 8 partes
1/2 pepino sem sementes e cortado em fatias de 1 cm
10 azeitonas pretas sem caroço cortadas na mitade
200 gramas de queijo feta cortado em quadradinhos de 1 cm
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de azeite de oliva
10 folhas de ortelâ picada
Preparo:
1.- Mescle todos os ingredientes da salada grega e condimente com pimenta moída na hora. Reserve
2.- Unte as sardinhas com um pouco de azeite de oliva e salpimente-las. Ponha as sardinhas na churrasqueiras  com a grelha bem quente e deixelas cozinhar por uns 4 minutos por cada lado ou até elas ficarem firmes ao tacto.
3.- Untar as fatias de pão com o azeite restante e grelhe-as na churrasqueira. Quando estem tostadas, esfregue-as com o dente de alho.
4.- Divida a ensalada por cima das fatias de pão e sirva-as junto com as sardinhas....  

Truta & Salmão...

    Na região da Araucania, (donde nasci) há uma cadeia de lagos e volcães, onde a pesca esportiva de trutas e salmões é fantastica, na minha juventude, não existia um controle da especie, assim, a pesca era liberada sem controle de quantidade.. hoje, para a preservação da especie é permitido pescar tres especies de cada em cada pescaria...  assim, a melhor forma de preparar uma truta era envolver-la em papel de aluminio untado com manteiga, e colocar-lo embaixo das cinzas do fogo que nos aquecia nas frias noites de Abril...


Truta com Limão e Ervas aromáticas.
Ingredientes: 4 Porções
4 trutas frescas inteiras
3 colheres de sopa de endro picado
2 colheres de sopa de alecrim fresco picado
4 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de chá de folhas de tomilho picado
11/2 colher de sopa de grãos de pimenta verde esmagada
1/3 de xicara de suco de limão
1 limão
1/3 de xicara de vinho branco seco
Rodelas de limão para guarnecer

Preparo:
1.- Aqueça a grelha. Corte 8 folhas de papel de alumínio suficientemente grandes para embrulhar as trutas. Coloque 4 por cima e unte com manteiga as de cima.
2.- Numa tijela misture as ervas aromáticas, os grãos de pimenta, o suco de limão, e sal a gosto. Corte o limão em rodelas e coloque alguns na cavidade de cada truta. Limpe a truta com papel de cozinha. Deite o preparado de ervas aromáticas na cavidade de cada truta.
3.- Coloque as trutas no papel de alumínio e borrife cada um com 1 colher de sopa de vinho. Embrulhe-as. Grelhe durante 10-15 minutos, ou naté o peixe abrir lascas quando espetado com um garfo. Deixe as trutas embrulhadas durante uns 5 minutos, depois sirva com gomos de limão ou uma creme a seu gosto.

Receita:
Salmão na chapa com salada de abacate.

Parte de minha juventude passei na cidade de Concepción, onde estudava na Universidade de Concepción. Vezinho á casa de meus sogros tinha um abacateiro, era facil pegar lindas abacates, as quais aprendi a usar na culinaria. Aqui, descrevo uma deliciosa receita usando a abacate como salada.

Ingredientes: 4 porções
4 filê de salmão com couro e sem espinhas, 200 grs cada.
2 colher de azeite de oliva
2 colher de azeite de oliva extra-virgem
1 laranja grande
 sal e pimenta

Para a Salada de abacate:
2 abacate maduras, porem firmes, cortados em cubos de 1 cm.
1 pimenta malagueta sem sementes e picadinha
Suco de uma laranja lima
1 colher de coentro picado ou salzinha
1 colher de azeite de oliva

Preparo:
1.- Esquente uma frigideira pequena em fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque o azeite de oliva. Salpimente o salmão  e ponha-lo com a piel para baixo na frigideira. Deixe-o cozer durante uns 4 minutos, vire-o, e cozinhe pelo outro lado por uns 2 minutos mais.
2.- Esquente outra frigideira pequena. Corte a laranja pela mitade e coloque as duas mitades na frigideira com a parte da polpa para baixo. Deixe-as cozinhar até que comecem a ennegreser-se. Retire-as da frigideira e esprema o suco dentro de elas. Leve o suco a ferver e deixe-o reduzir até que fique só uma colherada deste liquido. Acrescente o azeite de oliva estra-virgem e salpimente a gosto.
3.- Coloque as abacates em um recipiente. Acrescente o resto dos ingredientes e condimente com sal/pimenta.
4.- Coloque a salada de abacate no centro de cada prato com uma colher. Acrescente uma posta de salmão sobre a abacate e rocíelo com um jorro de vinagre de laranja... Serva enseguida!!!

2 comentários:

  1. Olá Hector !

    Seu blog está cada dia mais bonito e apetitoso..rs
    Adorei o post sobre peixes..está de dar água na boca...
    Como a páscoa está próxima..o que vc sugere para o almoço de páscoa ?!...

    Sucesso...bjos !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da receita da salada dehatata. Usei o aplicativo para traduzir.

    ResponderExcluir